Home NOTICIAS ‘Mar’ de lixo e água do Rio Tietê invadem ruas de Salto, no interior de SP

‘Mar’ de lixo e água do Rio Tietê invadem ruas de Salto, no interior de SP

4 min read
0
0
235

As fortes chuvas no interior paulista formaram um mar de lixo na cidade de Salto, devido a poluição do Rio Tietê. As imagens são impressionantes.

A forte chuva que tem atingido o estado de São Paulo desde o último domingo (9) fez com o que o rio Tietê transbordasse no trecho que passa por Salto (SP), o que deixou ruas da cidade inundadas com a água e também com um ‘mar’ de lixo.

Uma imagem enviada à TV TEM mostra a quantidade de garrafas pet, embalagens plásticas e pedaços de isopor que se acumularam no Parque das Lavras. Segundo a prefeitura, não há estimativa da quantidade de lixo que está no local. O órgão só poderá retirar a sujeira quando o nível da água baixar.

O volume de água que se acumulou na capital veio para a região após a abertura das comportas de três barragens: Rasgão, Pirapora do Bom Jesus e Porto Góes. Diversas ruas foram tomadas pela água.

Moradores da cidade disseram à reportagem da TV TEM que não viam uma situação parecida no ponto do Memorial do Rio Tietê desde 1983.

O trajeto do lixo
Segundo ambientalistas, depois da grande São Paulo, o trecho que passa por Salto é o mais poluído. No período de chuva, a preocupação de quem monitora a qualidade da água do Tietê aumenta. É que quanto mais água, maior o impacto da poluição nas cidades ribeirinhas.

De acordo com o especialista em gestão ambiental e morador de Salto, João de Conti Neto, o rio, que nasce em Salesópolis, “ganha” a carga de lixo ao passar pela Grande São Paulo.

Durante o trajeto, o material acaba acumulando diariamente na barragem da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE), que fica na cidade de Santana de Parnaíba.

João de Conti explica que quando chove forte, o nível do rio sobe e é preciso abrir as comportas e, por isso, o lixo é arrastado até Salto, onde chega a invadir, junto com a água, ruas no entorno do Memorial do Rio Tietê, ponto turístico que recebe muito visitantes para ver as quedas que há no local.

Fonte: TV TEM

Load More Related Articles
Load More In NOTICIAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Mulher se passa por avó de criança e tenta levar menino embora da creche

Os pais do menino de 2 anos, que quase foi levado de dentro de uma creche, em Rio Preto, m…