Home BRASIL Manchas de óleo chegam ao litoral da região sudeste do Brasil

Manchas de óleo chegam ao litoral da região sudeste do Brasil

4 min read
0
0
755

Dois meses e uma semana após começarem a ser identificadas nas praias do Nordeste, as manchas de petróleo cru foram encontradas pela primeira vez no Sudeste do País na quinta-feira (7), segundo o jornal “O Estado de S. Paulo”. Segundo a força-tarefa do governo federal, “pequenos fragmentos de óleo” chegaram à praia de Guriri, em São Mateus, o segundo município do Espírito Santo a partir da fronteira com a Bahia.

Segundo nota do GAA (Grupo de Acompanhamento e Avaliação), composto pela Marinha, ANP (Agência Nacional de Petróleo) e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), as amostras da substância foram encaminhadas para o Ipeam (Instituto de Estudos do Mar). O órgão confirmou ser o mesmo óleo encontrado no litoral do Nordeste.

Primeira cidade capixaba depois da fronteira com a Bahia, Conceição da Barra não registrou presença de óleo até esta sexta-feira (8). Lá e em Guriri, um grupo com 75 fuzileiros navais da Marinha faz monitoramento das praias desde a última terça-feira.

Segundo o GAA, as praias do Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Paraíba e Bahia, que foram atingidas pelas manchas, já estão limpas. Nesta sexta, no entanto, havia vestígios de óleo e ações de limpeza em oito locais, além de Guriri: Japaratinga, Barra de São Miguel, Jequiá da Praia, Coruripe, Feliz Deserto e Piaçabuçu, em Alagoas, e Praia do Viral e Coroa do Meio, em Sergipe.

Segundo o Ibama, o óleo já atingiu 409 localidades e, até o momento, foram retiradas aproximadamente 4.300 toneladas de resíduos de óleo. A contagem desse material não inclui apenas óleo, mas também areia, lonas, EPI e outros materiais utilizados para a coleta. O descarte é feito pelas secretarias de meio ambiente dos Estados.

Três navios da Marinha que saíram do Rio de Janeiro no dia 4 para auxiliar no combate às manchas seguem rumo ao Nordeste, com previsão de chegada ao porto de Suape (PE) no dia 10 de novembro, informa a Marinha.

Governo capixaba criou comitê de emergência

Com a chegada das manchas de óleo ao litoral do Espírito Santo, o governo capixaba criou o COE (Comitê Operativo de Emergência), por meio da secretaria da Saúde. O comitê será responsável por organizar as ações do SUS (Sistema Único de Saúde), dividindo responsabilidades entre Estado e municípios.

Fonte: R7.com

Load More Related Articles
Load More In BRASIL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Pabllo Vittar é confundido com Neymar nos Estados Unidos

A cantora Pabllo Vittar está em Nova York, Estados Unidos, para um projeto secreto, segund…