Home NOTICIAS Tietê confirma três casos de raiva animal neste ano

Tietê confirma três casos de raiva animal neste ano

3 min read
0
0
189

Três casos de raiva animal foram confirmados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Tietê (SP) neste ano. Um caso é suspeito depois da morte de um bezerro de uma propriedade da cidade.

Manoel Aparecido Ferraz de Almeida é criador de gado e tem cerca de 170 animais em confinamento em uma propriedade entre Tietê e Boituva (SP). Os casos de raiva bovina têm preocupado o produtor, já que uma égua morreu no sítio dele por causa da doença.

“Ficamos por alguns dias cuidando, mandamos o material para analisar e deu positivo para a raiva. Então vacinei todo o rebanho”, diz.

Depois da confirmação dos casos, uma equipe do Escritório da Defesa Agropecuária esteve na cidade para realizar a captura de morcegos hematófagos, que se alimentam de sangue, e quando infectados com o vírus transmitem a doença para mamíferos.

“O próprio laboratório credenciado avisa a Defesa Agropecuária e eles encaminham uma equipe especializada para fazer o controle dos morcegos hematófagos. Acompanhamos a equipe até a região onde teve o registro do caso positivo de raiva e em um raio de 10 quilômetros são feitas buscas por abrigos de morcegos, fazem a captura dos animais, tratamento e o controle da disseminação do vírus da raiva”, explica a médica veterinária do CCZ de Tietê, Juliana Maria Almeida.

A vacinação contra a raiva precisa ser feita aos três meses do animal e o reforço depois de 25 a 30 dias da primeira dose. Apesar de não ser obrigatória, a vacina é o meio de evitar mortes no rebanho e prejuízos ao produtor.

O CCZ de Tietê acompanha a situação e pede o apoio e colaboração de criadores de gado, que além de vacinar precisam notificar sobre as mortes suspeitas nas propriedades rurais.

Load More Related Articles
Load More In NOTICIAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Fernando Vannucci, apresentador, morre aos 69 anos em São Paulo

O apresentador e jornalista Fernando Vannucci morreu aos 69 anos, em Barueri, na Grande Sã…