Home CIDADES Veja municípios de SP com recomendação de vacinação contra febre amarela

Veja municípios de SP com recomendação de vacinação contra febre amarela

5 min read
0
0
142

Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) considerar todo o estação de São Paulo como área de risco de febre amarela, a Secretaria Estadual de Saúde elaborou uma lista com 522 municípios com recomendação de vacinação contra a doença.

Veja a lista de municípios com recomendação de vacinação

Clique aqui para ver a lista  

Segundo o secretariado da OMS, a decisão foi tomada “considerando o aumento da atividade do vírus” observado na região. “Consequentemente, a vacinação contra a febre amarela é recomendada para viajantes estrangeiros que visitem qualquer área no estado de São Paulo”, diz a OMS, em comunicado.

A decisão da OMS de classificar a cidade de São Paulo como área de risco não quer dizer que haja perigo de contágio na capital. Como as autoridades de outros países não podem saber para que área do São Paulo cada viajante visitará, é praxe a OMS incluir todo o estado, mesmo em que áreas dele não sejam foco da doença.

Falta de equipe
Dezenas de postos de saúde da capital paulista não possuem equipes para distribuírem as senhas para a vacinação contra a febre amarela, que começou dia 25 de janeiro. Isso porque a Prefeitura de São Paulo disse que iria entregar as senhas nas casas das pessoas.

Mas, ao menos 52 unidades de saúde da cidade não possuem equipes de saúde da família para irem casa a casa distribuírem as senhas.

Essa é a situação em 30 unidades da Zona Leste, 9 na região Sudeste e 13 na Zona Sul, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Nesses casos, o morador tem que ir até o posto e retirar a senha para só depois se vacinar. Os moradores relatam desinformação sobre como o processo está sendo realizado.

Mortes
airiporã é a cidade que mais registrou mortes por febre amarela no estado de SP desde 2017, segundo novo balanço divulgado na sexta-feira (26) pela Secretaria Estadual da Saúde. O número de mortes por febre amarela silvestre no estado subiu para 52 e só em Mairiporã foram 23 mortos, além de 77 casos suspeitos. Em toda a cidade, 235 macacos morreram desde o ano passado.

Ainda de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, desde 2017, 57,4% das infecções por febre amarela foram contraídas em Mairiporã, 12,6% em Atibaia e 3,7% em Amparo. As três cidades respondem por três quartos dos casos de febre amarela silvestre no estado, e já têm ações de vacinação em curso desde o ano passado. Não há casos confirmados na capital paulista.

Load More Related Articles
Load More In CIDADES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Frente fria deve trazer chuva para SP e derrubar temperaturas

Entramos no último mês do inverno de 2020. A primavera no Hemisfério Sul vai começar ofici…